Como fazer o exame preventivo em Dublin?

De acordo com o Google Analytics, as mulheres representam quase 80% da audiência deste blog. Sendo assim, vamos falar sobre como fazer o exame preventivo em Dublin?

O exame preventivo, aqui Cervical Check ou Smear Test, é a principal arma na detecção precoce do câncer de colo do útero. É um exame essencial e sua importância não pode ser negligenciada quando estamos fazendo intercâmbio.

É chatinho? É. É desconfortável? Sim. É constrangedor? Para caralho. Mas tem que ser feito.

Dizer “Aaah, mas eu não tenho dinheiro para gastar com essas coisas”. Não, isso não é desculpa: aqui na Irlanda o preventivo é de graça para mulheres entre 25 e 60 anos, desde que tenham um PPS válido e não tenham feito o exame nos últimos três anos. Você só precisa se cadastrar no Cervical Check Screening Programme para ter acesso aos dados e endereços de clínicas cadastradas.

São centenas de endereços espalhados por todas as regiões da cidade. A minha escolha foi a Collins Avenue GP, por ter boas referências da médica. Liguei, falei que gostaria de fazer o Smear Test e agendei a minha visita para dali a uma semana. É importante lembrar que o momento ideal para fazer o exame preventivo é entre o 10º e 20º dia após o primeiro dia da última menstruação. Tenha isso em mente quando for escolher a data da coleta. Lembre-se que nas 48h que antecedem o exame é recomendado evitar relações sexuais, piscina, duchas vaginais e qualquer outra coisa que possa interferir no resultado.

No dia marcado, pânico! Não encontrava meu PPS em lugar nenhum! Revirei o quarto T-O-D-O e, claro, só fui encontrar o documento no último lugar em que procurei: dentro de uma forma de pudim, lá no fundo do guarda roupa. #shameonme

Chegando na clínica, apresentei o PPS, o passaporte, preenchi um formulário e, após uma breve espera, fui chamada no consultório. Uma coisa que chama a minha atenção aqui na Irlanda é o que eu definiria como uma certa informalidade dos consultórios e médicos – não tô julgando nem comparando, só pontuando que são duas realidades diferentes e que podem causar um certo estranhamento. No Brasil, as clínicas normalmente estão em hospitais, complexos empresariais ou são aqueles prédios quadrados, com janelas espelhadas, placa e estacionamento na frente. Café ralo-já-adoçado, revistas velhas, TV sintonizada no MaisVocê. Médicos e assistentes vestem jaleco.

Aqui, fora do centro, é comum ter um bloco de casas todas iguais e uma delas ser, na verdade, um consultório ou escritório de advocacia. Os médicos – pelo menos os que fui desde que cheguei em Dublin – não vestem jaleco e, sim, roupas bem normais, aquelas que você usaria pra ir fazer as compras da semana, por exemplo. Toda essa introdução pra dizer que quando entrei no consultório, me senti como se tivesse visitando a tia de alguém – sendo que normalmente não fico pelada da cintura pra baixo quando tô visitando as pessoas.  :)

E depois?

Após o exame, fui pra casa e esperei. Três semanas depois, recebi minha cartinha atestando que tudo estava saudável e maravilhoso por lá. Muita felicidade por receber boas notícias – e não apenas extratos e boletos – pelo correio.

cervicalcheck

Se o exame não trouxer nenhuma alteração, é possível repeti-lo após três anos. Caso contrário, uma nova coleta é realizada após três meses. Se após o novo resultado for necessário fazer uma colposcopia, a paciente será encaminhada e o novo procedimento também é gratuito.

Viu só? Agora deixe de desculpinha e marque seu exame preventivo. :D

National Cervical Check Screening Programme
Telefone Gratuito para informações: 1 800 45 45 55
www.cervicalcheck.ie

Deixe uma resposta