Três meses em Dublin – E o inglês?

Meu Dublinversário de três meses foi uma das primeiras lembranças da quinta-feira e passei o dia pensativa, fazendo aquele velho balanço da vida.

Não vou comentar sobre o crescimento pessoal, aquele que você tem quando precisa lembrar de pagar as contas, lavar a roupa e ir no supermercado, pois esse é igual para todo mundo que sai da casa dos pais, seja pra morar no mesmo bairro ou em terras distantes.

Lembrei do meu segundo dia aqui, um sábado em que fiquei trancada no quarto até às 18h, com vergonha de conversar com meus primeiros housemates, o casal da Croácia e as meninas da França e da Espanha. Comparei-o com as últimas semanas, quando notei que consegui conversar com irlandeses e irlandesas em ambientes barulhentos – uma festa-churrasco e um pub cheio de gente. Já sonhei em inglês; já penso e falo comigo em inglês; já criei diálogos imaginários em inglês e já fiz barracos mentais em inglês. Bom sinal!

Na semana passada, a Carol Cregg, diretora de estudos na SEDA College passou nas salas para informar aos alunos sobre o Cambridge English: Preliminary, também conhecido como Preliminary English Test (PET). O exame é uma qualificação de nível intermediário e atesta que o aluno é capaz de entender e comunicar-se utilizando o inglês, escrito e falado, no dia a dia, sendo capaz de utilizar suas habilidades na língua inglesa para trabalhar, estudar e viajar.

Desde que comecei a estudar na SEDA faço esse tipo de teste a cada quinze dias. Me senti preparada e, depois de pensar um pouco, decidi que valia o investimento.

james-joyce-ulysses

Os alunos que se inscreveram tiveram três aulas extras de preparação ao longo da semana e a Carol deu dicas preciosas sobre como administrar o tempo e encarar o exame. Participei um simulado de conversação e, por coincidência, uma das perguntas do meu teste de hoje foi exatamente a que respondi no dia anterior, durante a preparação. #sorte

Hoje foi o grande dia. Ansiosa, como sempre, acordei várias vezes durante a noite com medo de perder a hora. De manhã, antes do despertador tocar eu já estava de pé por não aguentar mais ficar na cama e esperar.

morning person

O resultado sai em três semanas e, quando isso acontecer, volto para contar mais detalhes sobre a qualificação. Prometo!

Hoje, posso dizer que meu progresso é visível. Se me perguntarem se a decisão foi acertada, não preciso pensar nem meio segundo antes de responder: CLARO QUE SIM! De vez em quando a saudade bate e, de vez em quando, surge de uma maneira estranha (já me flagrei sentindo falta da pizza barata do bairro), mas vale a pena se você sempre sonhou em morar fora do país. Como diz o slogan da SEDA: LIVE YOUR DREAM! Eu estou vivendo o meu! <3

3 Comentários


  1. a gente n tá mais pedindo pizza na ~pizzaria barata do bairro~. volte logo para descobrir/provar a nossa nova pizzaria barata queridinha =)

    Responder

    1. Mas vai ter que rolar uma Copacabana mista quando eu voltar! PFVR!

      Responder

Deixe uma resposta