Serve the City – Trabalho voluntário em Dublin

No último sábado, fiz trabalho voluntário pela primeira vez e acrescentei mais uma experiência diferente ao meu intercâmbio.

Conheci o projeto Serve the City através da parceria que eles fazem mensalmente com a SEDA College, na qual alunos realizam trabalhos de pintura e jardinagem em residências de irlandeses. Tentei participar em agosto, mas não consegui e entrei no site oficial para conhecer um pouco mais sobre as atividades realizadas. São três categorias principais: Do it Yourself, com pequenos reparos e pinturas; Environmental, com jardinagem e People, que abarca visita a idosos e etc.

Me interessei pela ideia de ser voluntária do tipo que coloca a mão na massa, mas vi que também estavam em busca de alguém para fazer os registros fotográficos das ações. “Opa, sou eu!” , pensei. : )

Entrei em contato e logo recebi minha primeira missão: acompanhar um grupo responsável pela pintura da sala, parte da cozinha e moldura das janelas de uma senhora irlandesa.

Com o mapa na tela, pensei: porque não ir de bicicleta? E lá fui eu, numa manhã de sábado, rumo a Dublin 12, no lado sul da cidade. Encontrei o coordenador do projeto, Alan, e as voluntárias em um Mc Donalds situado a cerca de 7,2 km da minha casa, mas segui pedalando por mais 3,5 km em direção ao destino do dia. Considerando que me perdi em alguns trechos na ida e tive que voltar algumas centenas de metros, calculo que pedalei cerca de 22 km no total.

bicicleta serve the city

O trabalho foi realizado em cerca de duas horas e foi muito bem recebido pela Violet. Se eu, que só tirei as fotos, já me senti realizada, imagine as pessoas que contribuíram efetivamente para dar uma cara nova ao local…

serve

E aí, terminada a tarefa, era a hora mais difícil: pedalar de volta. Mal sentia as minhas pernas quando cheguei em casa, mas faria tudo de novo. : ) Aliás, “faria” não. Farei. Sábado que vem tem mais! :)

Informações: http://www.servethecity.ie/

Deixe uma resposta