Primeiro dia de aula com James Joyce e o pé direito

Na última sexta-feira, estive na SEDA College para fazer o teste de nivelamento e conhecer a dinâmica da escola. Fiquei no nível intermediário, no turno da tarde. Ontem, segunda-feira, tive a primeira aula e acredito que comecei com o pé direito. Explico:

16 de junho é dia de festa em Dublin. Na verdade, as comemorações e homenagens ao aclamado escritor irlandês James Joyce começam uma semana antes e têm seu ápice nesta data, o Bloomsday.

O que é Bloomsday?

Em 1906, Joyce lançou “Ulysses”, livro de 900 páginas que narra UM DIA na vida do irlandês Leopold Bloom. Esse dia é 16 de junho de 1904. Dizem que foi quando Joyce e sua futura esposa, Nora, saíram juntos pela primeira vez. Ulysses se tornou um clássico da literatura e é celebrado com muito orgulho pelos Dubliners.

De volta à classe

Tivemos duas horas de aula e… SURPRESA! A outra metade do aprendizado seria nas ruas do Temple Bar, fazendo um walking-tour-literário por lugares que aparecem no livro e presenciando encenações e leituras públicas de trechos da obra. Acompanhados das professoras Alba e Teresa, conhecemos várias peculiaridades da região e dos costumes do século passado.

Alunos da SEDA esperando o tour começar e eu, Profa. Alba e um James Joyce que parece de cera, mas era de verdade
Alunos da SEDA esperando o tour começar e eu, Profa. Alba e um “James Joyce” que parece de cera, mas era de verdade

Para melhorar, estava ensolarado e fresco. Acho que foi o dia mais bonito que vi desde que cheguei em Dublin e, como Murphy não me abandona, eu estava sem a câmera. Passamos por grupos de pessoas com roupas e chapéus de época e lugares lindos, como o parque St. Stephen’s Green. E eu só tenho fotos de celular… =(

bloomsday1

st stephens green
Clique para aumentar
st stephens green1
Clique para aumentar

Foi um dia muito interessante, que me fez ter curiosidade de conhecer mais e mais a história dessa cidade.  <3

Outras informações sobre o Bloomsday podem ser encontradas no site The James Joyce Centre.

Deixe uma resposta