Top 5 – Músicas de pubs irlandeses que você precisa conhecer

Ao desembarcar na Irlanda, uma das primeiras coisas que o intercambista/turista quer fazer é ir conferir se uma noite em um pub irlandês é realmente tudo aquilo que ele leu/ouviu: cerveja, música, animação  e paquera.

Destino: Temple Bar, considerada a área mais boêmia da cidade. Ora, todo mundo sabe que irlandês que é irlandês não bebe por lá (um dos motivos é o alto preço cobrado pelas pints – cerca de € 7). Mesmo ciente de que a maioria dos pubs têm aquele ar caricato, pra turista ver, acho que vale a visita “just for the craic”, ou seja, apenas por diversão. Aí vem o X da questão: De que adianta chegar lá e não conhecer nenhuma música? Além de não poder se juntar ao coro de pessoas que cantam levantando o copo, vai ficar lá, com aquela cara de cachorro que caiu da mudança. Eu fiquei. Por isso, resolvi fazer um Top 5 com as músicas que mais escutei durante esse tempo que tenho vivido aqui. :)

Seven Drunken Nights – Minha favorita. Narra uma semana na vida de um beberrão que todas as noites, ao voltar pra casa, se depara com uma evidência de que sua esposa tem um amante. A estrutura da música se repete durante os setes dias, o que mudam são as pistas e as respostas que a adúltera dá ao marido.

Segue um dos trechos:

“Quando cheguei em casa na noite de quinta-feira,
tão bêbado quanto um bêbado poderia ser,
Eu vi duas botas embaixo da cama, onde as minhas velhas botas
deveriam estar.
Bem, eu chamei minha esposa e disse-lhe: Você poderia por
gentileza me dizer quem é o dono dessas botas embaixo da cama,
onde as minhas velhas botas deveriam estar?”

E a esposa responde:

“Ah, você está bêbado.
Você está bêbado, seu velho bobo e tolo.
Eles são dois lindos vasos de gerânios que minha mãe mandou
para mim.”

E ele pensa:

“Bem, eu já viajei cem milhas ou mais,
mas cadarços em vasos de gerânios eu nunca vi antes”.

Esse vídeo não tem a música completa, mas tem uns lindos cantando, então vale a pena conferir:


Molly Malone – É considerada quase um hino da cidade. A música conta a história da vendedora de peixes que roubou o coração de vários homens pela capital irlandesa.

 Dirty Old Town – Ao contrário do que muita gente pode pensar, a canção não é sobre Dublin e sequer foi composta na Irlanda. A Dirty Old Town é, na verdade, Salford, uma cidade da Inglaterra. A balada ficou mais popular depois que o grupo “The Dubliners” gravou uma versão e espalhou os versos pela ilha.

Whiskey in the Jar – A mais clichê não poderia ficar de fora da lista. A canção foi gravada na década de 50 e já ganhou dezenas de versões. Conta a história de um irlandês malandro que, após assaltar um oficial militar, é traído por sua esposa/amante, que foge com o dinheiro roubado. No fim das contas, não há espaço para lamentos. Há uísque na jarra. :)

Galway Girl – Figurinha marcada, arroz de festa. Aquela que todo mundo canta mesmo sem saber, já que o refrão é EI-A-EI-A-EEEI. Apareceu no filme P.s. I Love You (que eu nunca assisti #shameonme). A cena em que a música aparece foi gravada no Whelans, meu pub favorito, na Wexford Street.

Como podem ver, a mulherada é protagonista das canções nos pubs irlandeses. Você conhece alguma música que poderia estar nesta lista? Deixe a sua sugestão nos comentários! :)

6 Comentários


  1. Ahhhh, adorei esse post, várias músicas clááássicas de quem vai à pubs aqui na Irlanda! Eu acrescentaria a música de Ano Novo – chama “Auld Lang Syne” (é um poema escocês de 1788 que ninguém sabe muito bem a letra). TODO MUNDO no pub canta e fica de mãos dadas num círculo dançando, é bonitinho!

    Responder

    1. Epa! Essa eu não conhecia, mas ouvi agora e é linda! A versão que ouvi é lenta. Nos pubs eles cantam nesse ritmo ou dão uma acelerada? Enfim, deve ser bonito de se ver de qualquer jeito! :) Obrigada pela dica! =*

      Responder

  2. Estive em Dublin e nos pubs tocavam muito a música swett Caroline e o pessoal adorava ficavam enlouquecidos

    Responder

  3. AMEI. Música irlandesa tem um charme adorável, impossível não se contagiar. Galway Girl é o amorzinho da minha vida. Espero que já tenha assistido P.s Eu te amo!

    Responder

Deixe uma resposta